Fatores do clima

Latitude – Corresponde às linhas imaginárias que cortam a Terra horizontalmente. A principal latitude é a Linha do Equador. Sendo assim, quanto mais próximo da Linha do Equador (menor latitude), maior a intensidade dos raios solares (mais quente). Por outro lado, quanto mais distante da Linha do Equador (maior latitude), menor a intensidade dos raios solares (mais frio). As latitudes são fundamentais para estabelecer as zonas climáticas da Terra: intertropical, temperada e polar.

Altitude – Quanto maior a altitude, menor a temperatura. Isso ocorre, pois em lugares mais altos a pressão atmosférica é menor, logo há menos retenção de calor. Por outro lado, quanto menor a altitude, maior a temperatura, tendo em vista que em lugares mais baixos a pressão atmosférica é maior e, portanto, há maior retenção de calor.

Albedo – É o índice de reflexão dos raios solares de uma superfície. O albedo varia de acordo com a cor. A neve, por ser branca, reflete até 90% dos raios solares. A floresta Amazônica, por ser verde escura, reflete apenas 15% dos raios solares. Sendo assim, quanto menor a capacidade de refletir os raios solares (albedo), mais quente será o clima e vice-versa.

Massas de ar – São grandes porções de ar que possuem condições internas de temperatura, pressão e umidade homogêneas. As massas de ar levam para os seus destinos as características de suas áreas de origem. Os tipos de massas de ar são:

•Oceânicas – São úmidas;

•Continentais – Em geral, são secas, embora haja massas continentais úmidas, como aquelas que se formam em grandes florestas;

•Tropicais e equatoriais – São quentes;

•Temperadas e polares – São frias.

Continentalidade – Em lugares distantes do mar, ou seja, no interior, a amplitude térmica diária (diferença entre a maior e a menor temperatura) é elevada. Isso ocorre, pois os continentes esfriam com rapidez quando a luz do sol diminui ou cessa.

Maritimidade – Em locais litorâneos, ou seja, que são banhados pelo mar, a amplitude térmica diária (diferença entre a maior e a menor temperatura) é pequena. Isso ocorre, pois a água retém calor por mais tempo.

Correntes marítimas – São grandes volumes de água que se deslocam pelo oceano e que levam para os seus destinos as características de suas áreas de origem. Os dois tipos de correntes marítimas são:

•Correntes marítimas quentes – Se originam na zona intertropical e levam para os seus destinos calor e umidade;

•Correntes marítimas frias – Se originam nas zonas temperada e polar e levam para os seus destinos frio e seca.

Vegetação – Em uma região florestada, as árvores impedem que os raios solares incidam diretamente sobre o solo, diminuindo a temperatura. Sendo assim, quando há um desmatamento, verifica-se uma elevação significativa das temperaturas médias.

Deixe um comentário