Elementos do clima

Temperatura – É a intensidade de calor existente na atmosfera.

Umidade – É a quantidade de vapor de água presente na atmosfera, resultado do processo de evaporação das águas. Quando a atmosfera chega no ponto de saturação (100% de umidade relativa do ar), ocorre a formação de chuvas.  Os tipos de chuvas são:

Chuva convectiva – São frequentes em áreas de climas quentes, onde há elevadas temperaturas. Esse tipo de precipitação também é conhecida como chuva de verão. São de curta duração, mas de alta intensidade e se formam em dias de muito calor, quanto há uma elevada evaporação. Dessa forma, há uma grande quantidade de vapor d’água na atmosfera que se resfria e vira chuva.

Chuva frontal – São aquelas de baixa intensidade e de longa duração. Se formam a partir do encontro entre uma massa de ar quente e uma massa de ar fria.

Chuva orográfica – É também conhecida como chuva de relevo. Se formam quando as nuvens encontram obstáculos naturais, como montanhas e serras. Ao tentar ultrapassar os obstáculos naturais, as nuvens sobem de altitude. Como o ar fica mais frio, a umidade se condensa e a chuva se forma.

Pressão atmosférica – É o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. A pressão atmosférica varia em relação à altitude e temperatura. Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica. Assim, nas grandes cadeias de montanhas o ar encontra-se mais rarefeito.  Em relação à temperatura,  nas zonas da Terra em que as temperaturas encontram-se mais baixas, as moléculas de ar unem-se, ficando mais densas e, portanto, mais pesadas, aumentando a pressão. Quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui.

Vento – É o ar em movimento. Os ventos circulam de uma área de alta pressão (fria) para uma área de baixa pressão (quente). Em escala planetária, temos os ventos alísios, que sopram dos trópicos câncer e capricórnio) para a Linha do Equador.

Deixe um comentário