Problemas climáticos e interferência humana

Efeito estufa

É um fenômeno natural que consiste na retenção do calor do sol na superfície terrestre pelas partículas de gases e de água que estão em suspensão na atmosfera. É fundamental para manter o equilíbrio térmico do planeta Terra e a existência de vida.

Aquecimento global

É um fenômeno artificial, ou seja, realizado pelos seres humanos, e consiste na elevação da temperatura média do planeta Terra a partir da emissão de gases de efeito estufa, como o gás carbônico, metano, entre outros.

Buraco na camada de ozônio

A camada de ozônio é uma cobertura de gás ozônio presente na estratosfera, que protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos. A emissão de gases CFCs (clorofluorcarbonetos)  vêm destruindo essa camada.  Como consequência, verifica-se o aumento da intensidade de raios ultravioleta que chegam na superfície terrestre.

Ilhas de calor

É um fenômeno que ocorre nas áreas mais urbanizadas das cidades, onde a temperatura média é mais elevada que nas demais áreas da cidade e regiões rurais. Isso ocorre pela redução das áreas verdes e aumento de áreas asfaltadas e envidraçadas, além da concentração de gases poluentes.

Chuvas ácidas

Consiste no aumento da acidez nas chuvas. Esse fenômeno ocorre em países de elevada industrialização. O aumento de gases tóxicos liberados na atmosfera, quando entram em contato com a água, dão origem a ácidos que possuem elevado poder de corrosão de metais, destruição de monumentos históricos, impactam a cobertura vegetal e causam a acidificação do solo.

Inversão térmica

Esse fenômeno ocorre nas grandes cidades durante a época mais fria do ano. Nesse período em que as noites são mais longas, o ar frio consegue chegar no solo e, ao amanhecer, não consegue “subir” em função da poluição que dificulta a circulação do ar na atmosfera.

El niño

É um fenômeno climático natural que ocorre pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico em sua faixa equatorial em um intervalo de dois a sete anos. Em anos de El Niño, ocorre enfraquecimento dos ventos alísios, fazendo com que a camada de águas superficiais quentes do Pacífico se desloque ao longo da linha do Equador em direção à América do Sul. 

La niña

É um fenômeno climático natural que ocorre pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico em sua faixa equatorial. Isso ocorre pela intensificação dos ventos alísios, que sopram na faixa equatorial. Com a intensificação dos ventos, uma quantidade maior que o normal de águas quentes se acumula no Pacífico Equatorial Oeste, enquanto no Pacífico Leste, próximo ao Peru e Equador, verifica-se a presença de águas mais frias.

Deixe um comentário