Domínio Morfoclimático Amazônico

•Os domínios morfoclimáticos são grandes regiões delimitadas com base na presença de elementos em comum que formam paisagens homogêneas. Esses elementos são o clima, a vegetação, o solo, o relevo e a hidrografia. Os domínios morfoclimáticos brasileiros são: Amazônico, Cerrado Caatinga, Mares de Morros, Araucárias e Pradarias. Veja o mapa com a localização desses domínios:

Vamos agora explicar sobre as características do domínio morfoclimático Amazônico.

Localização: Região Norte (Tocantins, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Amapá e Roraima) e oeste do Maranhão.

Clima: Equatorial. Apresenta muito calor e umidade ao longo de todo o ano. Observe no climograma abaixo que há um grande volume de chuvas na maior parte do ano e as temperaturas se mantêm constantes acima de 25 graus ao longo de todo o ano.

Vegetação: Floresta Amazônica. As principais características dessa floresta são: mata densa, árvores de grande porte, elevada biodiversidade e com folhas latifoliadas. Observe a imagem abaixo sobre a Floresta Amazônica.

No entanto, é importante destacar que a Floresta Amazônica possui três níveis: a Mata de Igapó, Mata de Várzea e Terra Firme.

A Mata de Igapó ocorre em áreas que margeiam os rios e estão permanentemente alagadas.  É composta por plantas aquáticas. Na Mata de Várzea, a vegetação sofre inundações em períodos de cheias dos rios. Já a Mata de terra firme ocorre em regiões que não sofrem com as cheias dos rios. É composta por árvores de grande porte. Observe a imagem que mostra os níveis da Floresta Amazônica.

Hidrografia: Presença de rios da Bacia Amazônica e Tocantins – Araguaia. Há o predomínio de rios de planície que favorecem a navegação. Observe a imagem que demonstra a existência de rios meândricos, que são aqueles que dão muitas voltas. Isso ocorre em função da lenta velocidade dos rios.

Relevo: Verfica-se o Predomínio de terrenos de baixas altitudes, como depressões e planícies. Os depressões recebem sedimentos dos planaltos e enviam sedimentos para as planícies. Já as planícies são as partes mais baixas do relevo e recebem sedimentos dos planaltos e das depressões. Observe o mapa sobre o relevo no domínio Amazônico.

Solos: No domínio morfoclimático Amazônico há solos arenosos e pobres em nutrientes. A Floresta Amazônica sobrevive a partir de seus próprios recursos por meio da ciclagem de nutrientes. Os folhas, frutos, troncos que caem das árvores formam uma camada de matéria orgânica que fica no solo. Como nessa parte do Brasil o clima é quente e úmido, há muitos decompositores no solo que transformam essa matéria orgânica em alimentos para a própria vegetação. Observe a imagem que explica a ciclagem de nutrientes.

Veja o vídeo sobre Domínio Morfoclimático Amazônico:

Deixe um comentário