Questão 21 ESPCEX 2022 Modelo D

“Uma projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, tendo como referência paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica”.


Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil volume único. 6. ed. São Paulo: Ática, 2018, p. 51.


Sobre projeção cartográfica, pode-se afirmar que:


I – A projeção conforme é aquela que preserva o tamanho da área, porém com alteração das formas, ou seja, os ângulos não são idênticos aos do globo terrestre, como o exemplo da projeção de Mercator.
II – Na projeção equivalente, as áreas mantêm-se idênticas às do globo terrestre, porém há distorção das formas quando comparadas com a original, como por exemplo a projeção de Peters.
III – Na projeção afilática, as áreas e as formas são preservadas na sua forma original, por isso, tem sido uma das mais utilizadas em atlas e mapas de divulgação, como por exemplo a projeção de Robinson.
IV – A projeção equidistante é geralmente utilizada para fins específicos. As distâncias, quando traçadas do centro da projeção, são precisas. Porém, há distorções nas formas e nas áreas.


Das afirmações acima estão corretas apenas


[A] I e IV.

[B] II e IV.

[C] III e IV.

[D] I e II.

[E] II e III.

Gabarito – Letra B. As afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa I está errada, pois na projeção de Mercator há alteração no tamanho das áreas. Já a afirmativa III está errada, pois as áreas e as formas são preservadas na sua forma original.

Deixe um comentário